Image Map

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Livro 13 - Se eu ficar de Gayle Forman


A resenha de hoje vai ser dedicada a um livro que me fez chorar do começo ao fim, “se eu ficar” possui uma história extremamente tocante que nos faz refletir sobre diversos aspectos da vida desde a família e as relações com as pessoas ao nosso redor. O livro vai focar na história de Mia uma garota apaixonada pela música que é algo que sempre esteve presente na sua vida, seja pelo seu pai que tocava rock numa banda, seja pelo amor que a menina tem por música clássica e seu violoncelo ou até mesmo pelo seu namorado que toca numa banda. Tudo estava perfeito na vida de Mia quando um dia ela sai de carro com os seus pais e seu irmãozinho e eles sofrem um acidente na estrada. A partir desse momento Mia se torna a única sobrevivente do acidente, porém seu estado ainda é grave e cabe a ela própria decidir se vale a pena acordar do coma ou não.



 O livro é de uma sensibilidade incrível conforme acompanhamos o “espírito” da Mia observando seus parentes, amigos e os médicos que tentam salvar a sua vida somos transportados para diversas lembranças da vida da garota. Uma das coisas que mais me encantou nas lembranças de Mia é o modo como ela se relaciona com a família, é possível sentir o amor que ela tem por cada membro, tanto seus pais e avós como os amigos da família. Senti que um dos pontos altos do livro também foi o fato da protagonista ser uma personagem muito fácil de se gostar, apesar dela ser aquela típica personagem nerd e insegura não chega a ser irritante  pelo contrário a sua insegurança condiz muito com qualquer pessoa real e por isso conseguimos nos identificar melhor com ela.


 Conforme acompanhamos as lembranças de Mia vamos percebendo o quão difícil é a escolha que ela tem que fazer, por um lado ficar sem a sua família traria uma dor e um vazio imenso, mas por outro lado partir seria deixar para trás um futuro promissor na carreira de musicista além de deixar também sua grande amiga Kim (que sem dúvidas é uma das melhores amigas que alguém poderia ter), seu namorado Adam e seus avós que estão o tempo todo acompanhando Mia no coma. O livro é extremamente tocante e autora consegue mexer com todos os nossos sentimentos o tempo inteiro, assim como Mia também pensamos que se fossemos nós no lugar dela que escolha faríamos. É uma leitura que vale muita a pena e o filme já está com a sua estreia marcada para 4/09, deixo aqui o trailer lindíssimo que já me fez chorar antes mesmo de eu ler o livro.