Image Map

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Livro 14: Coração de tinta - Cornelia Funke


Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente.
(Coração de tinta, pág. 16)

Se você procura uma leitura leve e bem escrita para aproveitar essas férias então provavelmente “Coração de tinta” primeiro volume da trilogia de Cornelia Funke seja o livro certo para você.
O livro vai contar a história de Meggie uma garota de 12 anos e seu pai Mo um encadernador de livros. Os dois vivem sós desde que a mãe de Meggie foi embora quando ela tinha três anos. Sendo assim os dois passam  à viajar para diversos lugares já que Mo visita várias casas para fazer restauração de livros. Por crescer rodeada por livros Meggie possui o mesmo amor e carinho por eles que o seu pai Mo. Porém um fato curioso sobre o pai de Meggie é que ele nunca leu um livro em voz alta para ela.
 A vida dos dois está prestes a mudar quando uma certa noite um homem conhecido como Dedo Empoeirado aparece na casa de Meggie falando a respeito de um homem que atende como Capricórnio. Assim os dois viajam para a casa da tia avó de Meggie uma grande colecionadora chamada Elinor, segundo Mo a viagem diz respeito aos livros que Elinor precisa que sejam restaurados, mas Meggie percebe que o motivo da viagem também se deve ao fato de que seu pai quer proteger um livro do homem que atende por Capricórnio e que será de grande importância na vida de muitas pessoas.

 Primeiro vale destacar que o livro todo é um capricho. Desde a capa lindíssima, até as ilustrações presentes dentro do livro e a escrita da Cornelia que torna a história tão agradável que é quase como se estivéssemos num conto de fadas.
 Outra parte encantadora do livro é que cada capítulo inicia com um trecho de algum livro e não tem nada melhor do que se deparar com alguma citação de um livro favorito no meio da história. Os personagens da história são tão bem desenvolvidos pela autora que é impossível não se apegar a eles desde que Meggie e seu pai Mo, até Dedo Empoeirado, Farid, Elinor (essa sem dúvidas no topo das minhas personagens favoritas da vida <3) e até mesmo os vilões Capricórnio e principalmente Basta fazem com que a gente ame odiá-los.
 Por fim o que mais me chamou a atenção na história é o modo como a autora borda a relação com o objeto principal da história: o livro. Qualquer fanático por livros vai se identificar com diversas passagens e citações, mas principalmente querer possuir o dom de dar vida às palavras como ocorre na história. Sem dúvida Coração de tinta é uma leitura encantadora que vai fazer o leitor se apaixonar ainda mais pelo universo literário.